quinta-feira, 16 de julho de 2009

O DESPORTO EM VALPAÇOS ESTÁ DOENTE E O TAVARES TAMBÉM


A definição e a execução de qualquer medida política por mais restrita que possa parecer implica por parte de quem governa – competência e esta só se adquire com o conhecimento e não com experiência.
Naturalmente que a ausência de ambos não se pode disfarçar durante muito tempo com a arrogância e o autoritarismo.
Primeiro porque são disfunções comportamentais que, pela reincidência, se evidenciam; segundo porque as técnicas do disfarce, vulgarmente enunciadas na política pelo faz de conta, têm sempre os dias contados.
Mas há áreas que pela sua importância estratégica para o ser humano, enquanto cidadão individual e para a sociedade no seu conjunto deveriam possuir sistemas de imunidade que impedissem os responsáveis pela acção política de concretizar verdadeiros atentados ao desenvolvimento.
O desporto é exactamente uma dessas áreas. Chegam e partem os vereadores sem que se conheça o projecto desportivo que tinham ou têm para este Concelho.
Se o voluntarismo é sempre perigoso, em política e no desporto é um verdadeiro desastre.
Mas não é o desporto que preocupa a autarquia. O sistema desportivo é um mero instrumento, enquanto serve como cenário para anunciar medidas que tão cedo não serão avaliadas e que de forma ligeira e aritmética se transformam em estatística.
A Câmara desresponsabiliza-se totalmente pelos processos desportivos que envolvem os mais jovens e para com as associações que tentam, contra a maré, rumar a bom porto.
À Câmara, o que interessa são os números e o não aumento dos recursos humanos e financeiros que a aposta no desporto traria, obviamente. Mas afinal, pergunto eu, as Câmaras são para servir a população ou para empregar os primos, os filhos, os afilhados e os sobrinhos?
A qualidade e as infra-estruturas são para os nossos autarcas uma nota de rodapé.
Mas o que é mais preocupante é o voluntarismo das pessoas que teimam em tentar fazer algo, baterem sempre, com o nariz de uma porta que teima em estar entreaberta ao chamado “tapar de olhos” que a Câmara de Valpaços usa e abusa.
É o abate indiscriminado das pretensões de quem não está de acordo.
Aqui todos os métodos são válidos. Todos e mais alguns. Desde faltar à verdade até ao incumprimento da Constituição da República Portuguesa. Desde o beija-mão até o ser humilhado devido à pequena má disposição do “Todo Poderoso”.
Este processo decorre à alguns anos, sem grandes sobressaltos e com o total desrespeito pela comunidade do contra deste concelho.
O objectivo é claro. Concentrar o maior número de paspalhos obrigados a um senhor, que continua o seu trajecto de humilhação lá no alto de um pedestal, com um numero significativo de familiares a viver à custa do emprego na Câmara ou uns blocos e sacos de cimento oferecidos.
Em momento algum se equaciona sequer a qualidade da proposta que um qualquer frequentador de Assembleias Camarárias que se tente opor.
É o desrespeito pelas forças vivas do Concelho.
É por isso que afirmamos que todas as decisões tomadas nesta área têm que resultar de um debate democrático que envolva as freguesias, as populações e as comunidades associativas. A técnica do quero, posso e mando pode disfarçar mas não esconde tudo.
Promovem-se inaugurações de piscinas, com falta de estruturas de apoio, como por exemplo, um bar, e como se não bastasse, para se poder vir almoçar, à tarde paga-se outro bilhete (Valpaços) e encerram-se campos de futebol (Possacos), Constroem-se complexos desportivos (Valpaços) e deixam-se a meio bancadas (Carrazedo de Montenegro). E os espaços para a pratica do desporto que eram para serem construídos em algumas freguesias? 10 não eram? E o famoso Gimnodesportivo para Carrazedo de Montenegro que era para ser entregue em 60 dias?. Já agora, para que serve um Pavilhão Empresarial lá? E para que serve o Multiusos de Valpaços? Há alguém com coragem para dizer qual o fim para que aquilo se destina?
Voltando ao que me interessa, o que é grave é o facto de que se a Câmara assim o entender, deixa de ajudar financeiramente um clube ou uma instituição, tenha ela ou não interesse publico, basta não estar de acordo e já está. Melhor que antigripe.
Podíamos estar aqui a enunciar casos atrás de casos, mas resolvi falar só de desporto que é a minha área e na qual já senti na pele o ter de dirigir a palavra a V/Ex.ª e beijar-lhe a mão.
A ultima ideia fantástica que o senhor mais que tudo lá da Câmara se lembrou, foi o retirar dos transportes às instituições, dando um subsidio de ajuda ao transporte a essas mesmas instituições, mediante a apresentação de um plano para as viagens ao longo do ano. Ideia revolucionária e bem aceite por a maioria das instituições, não fosse a diarreia mental de atribuir o subsidio só no final das respectivas épocas. Estou a imaginar… “- Ò senhor, queria um transportezinho para 35 viagens do meu clube, seniores e camadas jovens, que pago no fim da época, pois o meu presidente só lá para Junho é que dá a prometida ajudinha”… Tente não chamar estúpidas às pessoas senhor engenheiro…

Senhor Presidente da Câmara, neste momento, o Partido Socialista e os seus Ministros, não fazem a mínima ideia do que é respeitar o cidadão Português. Como podemos nós actuar em relação a isso se nem no nosso concelho conseguimos controlar o que de mais bonito conseguimos fazer em Abril de 74, que foi o de ganhar o respeito pelas forças politicas e poder falar das nossas vontades e das necessidades que sentimos!?
Com o mesmo respeito que V/Ex.ª tem para com os outros, deixo aqui as minhas sinceras palavras.
“Espero vê-lo pelas costas o mais brevemente possível, nas próximas eleições de preferência, senão, que seja daqui a 4 anos”

3 comentários:

  1. Grande FAUSTO, não sei quem tu és... já não moro em Valpaços há uns anos, mas esse presidente de Líder não tem nada. Não passa de um tarefeiro que abana a cabeça a todos, nada fez de genial, para além do normal, o concelho está a ficar deserto de gente, os jovens não regressam, como só lhe interessa o Poder nada faz por isso, ora, daqui a 4 anos isto ainda está mais enterrado! Tavares já chega... podes ir gozar a reforma! deixa os verdadeiros valpacenses levantar este concelho. Temos Pessoas de altos valores que podiam fazer bem melhor que tu pelo nosso concelho, O Gaspar Borges, do PS ou o Segundino do PSD só pra citar alguns. Tavares é tempo de saires já tiveste o teu tempo... e viu-se que indubitavelmente o concelho perdeu em toda a linha!

    ResponderEliminar
  2. ...essa é que é a verdade... infelizmente.

    ResponderEliminar
  3. Sonhar é permitido. Eu sonho todos os dias em ver o tavares dali para fora. Vou continuar a sonhar, pois a politica do betão e as ofertas dos tijolos é mais forte que a verdadeira felicidade, desenvolvimento e vivência, na mais atrasada concelhia do país.

    ResponderEliminar